terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Atividades de Catequese: Imaculada Conceição de Maria ano B 2015



Falar de Maria não é fácil, pois a “Virgem do Silêncio” tem tanto a nos ensinar, mas com tantas palavras, o que nos obriga a seguir o seu exemplo de acordo com a forma que ela vivia ao lado de Jesus e de Seus discípulos.

A Igreja ao longo dos séculos, veio compreendendo a importância da Virgem Maria em nossa vida e ao longo de muitos e muitos anos de estudo e reflexão com base nas Escrituras Sagradas e na Tradição transmitida de forma oral (falada) e escrita em documentos raríssimos guardados no Vaticano, provavelmente, foi declarando os DOGMAS MARIANOS.

Por exemplo, dia 8 de dezembro, a Igreja celebra o Dogma da Imaculada Conceição! Que significa este Dogma Mariano?!... O Dogma da Imaculada Conceição afirma sem sombra de dúvidas que a Virgem Maria nasceu sem a mancha do Pecado Original, pois a “puro amor”, o “amor personificado”, o “Santo dos Santos”; Jesus, que em tudo era semelhante a nós, exceto no pecado não poderia habitar um corpo corrompido pelo pecado. Então foi Maria concebida sem pecado para poder servir de porta de entrada para o nosso salvador!

Não quer dizer que os pais da Virgem Maria, Joaquim e Ana, também tivessem nascido sem a mancha do pecado, não, eles nasceram com a triste mancha do pecado, mas à Virgem Maria foi concedida esta graça única entre os filhos e filhas adotivos de Deus. E na defesa deste dogma, a Virgem Maria contou com a ajuda de um jovem Religioso, chamado João Duns Escoto, que era Franciscano e que inspirado pelo Espírito Santo defendeu com muita sabedoria este dogma e assim o Papa Pio XI o proclamou oficialmente como sendo um Dogma da Igreja Católica.

Para te ajudar na sua evangelização, eu preparei esta pequena atividade de catequese para ajudar nossos catequizando a compreender um pouco melhor este mistério de fé que a Igreja nos traz.

Agora eu te peço: Antes de você imprimir nossas "Sementes da fé!" gostaria que você lesse primeiro o nosso termo de uso, clicando AQUI. Desde já agradeço!




ATIVIDADE DE CATEQUESE EM PDF, CLIQUE AQUI.

Fiquem com Deus e até a próxima atividade de catequese com mais uma das nossas "Sementes da fé!”. E que Deus abençoe mais este ano litúrgico que ficaremos juntos evangelizando

Nenhum comentário: