domingo, 9 de junho de 2013

Atividades de Catequese: 11º Domingo do Tempo Comum ano C 2013


Quantas vezes pecamos e não temos coragem de nos confessar?!... Quantas vezes ficamos nos remoendo por dentro e nos martirizando por termos pecado e não conseguirmos ir confessar por acharmos que o Padre vai nos recriminar ou por ele ser um homem como todos nós não é capaz ou digno de nos atender em confissão e nos perdoar de nossos pecados?! E com esta atitude diz: “Eu me confesso pessoalmente com Deus!”;  veja o que diz a Escritura Sagrada lendo Ezequiel 36,25-28 e depois me diga o que concluiu.

Vários Santos da nossa Igreja vem ao longo dos séculos nos alertando sobre os prejuízos para nossa alma que são causados por uma confissão mal feita no confessionário! E cito aqui uma Santa que sou muito devoto e que nos dá exemplos em seu Diário.

“Filha, quando te aproximas da Santa Confissão, dessa fonte da Minha misericórdia, sempre desce na tua alma o Meu Sangue e a Água que saíram do Meu Coração e enobrecem a tua alma. Cada vez que te aproximares da Santa Confissão, mergulha toda na Minha misericórdia com grande confiança, para que Ela possa derramar na tua alma a abundância da Minha graça. Quando te aproximas da Santa Confissão, deves saber que sou Eu mesmo quem espera por ti no confessionário; oculto-Me apenas no sacerdote, mas Eu mesmo atuo na alma.” Deixe que estas palavras neste dia invadam o teu coração e provoquem uma conversão verdadeira. Que sejamos dóceis e busquemos a Jesus e á Sua Misericórdia no Sacramento da Confissão, para que possamos viver a liberdade e a felicidade que Jesus quer para nós.”. (Diário 1602)

Outro exemplo: Santa Teresa de Jesus, OCD (Doutora da Igreja e reformadora da Ordem Carmelita) uma vez em um de seus livros, Livro da Vida se não estou enganado disse que viu muitas almas caindo no inferno. Ela perguntou a Jesus por que aquelas almas caíam no inferno. Jesus respondeu: "Por causa das confissões mal feitas". Então Santa Teresa escreveu logo a um padre: "Padre, pregue muitas vezes contra as confissões mal feitas, porque é esse o laço do demônio para pegar as almas.

E se ainda não te convenci disto, leia o que escreveu São João em seu Evangelho: “Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo. 20,23).

Esta pobre mulher pecadora do Evangelho de hoje (Lc. 7,36-8,3) representa cada um de nós que confiantes no Senhor e em Seu perdão misericordioso chega aos pés de seus representantes aqui na terra e derramam as lágrimas de seus arrependimentos para honrar tamanha gratidão e amor que nos concede o perdão de nossos pecados.

Mas bem, com este texto só quis ajudar a todos que o lerem a refletir sobre a postura diante da confissão, pois nós catequistas também somos estes Sacerdotes que Santa Teresa de Jesus nos pede para falarmos sobre a confissão e os males de uma confissão mal feita!

Espero que esta sementinha da fé possa te ajudar a evangelizar!


Espero que gostem das nossas "Sementes da fé!".

ATIVIDADE DE CATEQUESE EM PDF, CLIQUE AQUI.

Leia sobre as "Sementes da fé!" clicando AQUI também!

Fiquem com Deus e até a próxima semana com mais uma das nossas "Sementes da fé!"
 

Nenhum comentário: